Grupo Recreativo «O Vigor da Mocidade»

89 Anos de História

A Secção de Natação do Vigor da Mocidade iniciou a sua “caminhada” em Setembro de 2005 para aquando da inauguração, em S.M. do Bispo, do Complexo de Piscinas Municipais Luís Lopes da Conceição em Outubro do mesmo ano poder dar início à prática da natação nas suas diversas vertentes, mas ainda sem a componente competitiva.

Em Fevereiro de 2007 participamos, pela primeira vez, num Torneio de Escolas organizado pela Associação de Natação de Coimbra, com uma equipa de pré competição com o objectivo de preparar uma jovem equipa para a competição.

No dia 01 de Março de 2008 fizemos a apresentação da 1ª Equipa de Competição.

Somos membros efectivos, desde 2005, da Associação de Natação de Coimbra (ANC) e Federação Portuguesa de Natação (FPN).  

Estamos inseridos no programa da FPN “Portugal A Nadar”, tendo-nos sido concedido, após avaliação e pelo 2º ano consecutivo, o Diploma de Nível I, reconhecendo as boas práticas da nossa Escola de Natação.

 

Na vertente da formação as modalidades praticadas são as seguintes:

  • Natação para Bebés
  • Aprendizagem
  • Aperfeiçoamento

 

Na vertente de Lazer e Manutenção:

  • Hidroginástica e Hidrodeep – Adultos
  • Natação para Adultos – Aprendizagem/Aperfeiçoamento e Manutenção

 

Na vertente competitiva:

  • Pré Competição
  • Competição de Natação Pura

                                  

A Natação Pura Desportiva apresenta seis escalões diferentes que integram o processo competitivo, que comporta a Pré-Competição, Cadetes (A e B), Infantis (A e B), Juvenis (A e B), Juniores e Seniores. De momento o Grupo Recreativo “O Vigor da Mocidade” tem atletas nos escalões de Pré-Competição, Cadetes, Infantis e Juvenis.

                      

Época de 2018

Não federadas/ internas

Organizamos, pelo 12º ano consecutivo, o nosso festival de escolas “ A Brincar com o VIGOR “, destinado apenas aos nossos alunos, envolvendo nas diversas actividades, também, a família (pais, irmãos, avós, etc.), contando para isso com o apoio habitual da Câmara Municipal de Coimbra, na cedência gratuita das suas instalações e material.  

Federadas

Participamos em todas as provas de Cadetes, Infantis e Juvenis organizadas pela Associação de Natação de Coimbra, bem como em provas organizadas pelos clubes e para as quais fomos convidados.

Participamos, também, em campeonatos Regionais e InterDistritais.

 

Nadadores Federados – Época 2017/2018

  • Cadetes: 11
  • Infantis: 4
  • Juvenis: 1

 

Objectivos Desportivos

Temos como objectivo a curto prazo, continuar a formar equipas de Cadetes e Infantis mais numerosas para podermos partir com sustentabilidade para a categoria de Juvenis.

O Objectivo a médio prazo será a formação de Campeões Regionais, pensando a longo prazo conseguir, quem sabe, Campeões Nacionais.

 

Palmarés 2018

O Nadador Infantil A – Nuno Bernardo Pimentel foi 3º Classificado nos 100 e 200 Mts. Bruços, no Campeonato InterDistrital de Infantis de Inverno.

 

Formação

Como não pode haver competição sem formação, continuaremos a dar particular atenção a tal prática, com cada vez mais empenho, apostando na qualidade dos nossos Técnicos e no rácio baixo de praticantes por técnico.

A aposta será nas camadas mais jovens e é nossa intenção que essa prática se inicie cada vez mais cedo, não sendo por acaso que temos apostado forte na Natação para Bebés, esperando vir a colher frutos a médio e longo prazo deste nosso investimento.

 

Lazer e Manutenção

Continuaremos a proporcionar aos Jovens e Adultos a sã prática da Natação, nas vertententes da aprendizagem, aperfeiçoamento e manutenção, bem como a Hidroginástica e Hidrodeep.