Grupo Recreativo «O Vigor da Mocidade»

89 Anos de História

A Ginástica Acrobática teve origem nas artes circenses, no entanto, existem pinturas na arte egípcia que remontam ao ano 2300 a.C.. Mais recentemente as actividades circenses tinham o seu ponto alto nas festas populares, onde grupos de acrobatas e saltimbancos tinham grande destaque.

A Ginástica Acrobática é uma disciplina que requer dos seus intervenientes diversas características nomeadamente, coragem, força, coordenação, flexibilidade e equilíbrio. Os exercícios são executados com acompanhamento musical, exigindo dos seus executantes uma expressão corporal e facial harmoniosa perfeitamente sincronizados com a música.

A Secção de Ginástica Acrobática do Vigor da Mocidade teve início no ano de 2009 e, neste momento, conta com mais de 50 ginastas nos diversos escalões etários. Todas as ginastas são federadas na Federação de Ginástica Portuguesa, dando todas as condições necessárias à competição.

A equipa técnica é formada por treinadores credenciados e por monitores experientes na prática desportiva na modalidade, que têm por objectivo orientar e incutir boas práticas gímnicas, para que todos os objectivos sejam atingidos.

Esta modalidade tem vindo a evoluir progressivamente ao longo dos anos, culminando nas conquistas de medalhas, de bronze, prata e ouro, em todos os escalões de competição, quer a nível distrital como a nível nacional. A equipa de competição participa em Torneios de níveis, em Campeonatos Distritais e Nacionais e no Open Internacional da Maia. Nesta nova época, para além das provas anteriormente referidas, temos como objectivo participar na Taça de Portugal e no Maia Internacional Acro Cup.

Para além da vertente competitiva, a Secção organiza Saraus de Natal, Saraus de Final de Época e em todas as demonstrações para os quais forem convidados. As ginastas, ao longo da época, usufruem de estágios que lhes proporciona a diversificação de experiências e conhecimento de novas técnicas.

A classe de Formação tem 3 horas de treino por semana, a classe de Infantis e Iniciadas têm 10 horas de treino por semana, e, finalmente, a classe de Juvenis, Juniores e Seniores têm 18 horas de treino por semana. Estamos ao dispor através dos nossos contactos ou presencialmente às segundas e quartas das 18h30 até às 20h, no pavilhão do Colégio St. Paul’s School.

 

Venha conhecer-nos! Ginástica não é competir com os outros, é competir contigo mesmo.

 

Contacte-nos